Hidradenite Supurativa

 

A Hidradenite Supurativa (HS), também conhecida por Hidrosadenite Supurativa, Acne Inversa ou Doença de Verneuil é uma doença inflamatória crónica (pouco estudada) que afeta as axilas, virilhas e região mamária, podendo contudo ocorrer em outras partes do corpo.

Trata-se de uma doença não contagiosa que se manifesta através da formação de abcessos extremamente dolorosos que podem persistir por anos, com períodos de inflamação recorrentes, culminando na drenagem, deixando frequentemente feridas abertas que não fecham ou que demoram a fechar.

A drenagem apenas fornece algum alívio da dor.
As lesões persistentes podem conduzir à formação de túneis que conectam os abcessos sob a pele. Neste estágio, a cicatrização completa não é geralmente possível e a progressão da doença na área é inevitável. A ocorrência de infeções bacterianas e de celulite (inflamação profunda do tecido) são prováveis nestes locais.

A dor de HS pode ser difícil de controlar.

Estima-se que 1% da população mundial seja portadora de Hidradenite Supurativa, mas este número pode não ser preciso devido ao facto de muitas pessoas não procurarem diagnóstico dermatológico e tratamento adequado.

Em Portugal, estima-se que afete cerca de 100.000 pessoas.